RESPONSABILIDADE SOCIAL INTERNA: A PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE A POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO, BENEFÍCIOS E CARREIRA

  • Leonardo de Oliveira
  • Priscila Campos Nascimento
  • Sabrina Lohara da Silva

Resumo

RESUMO


 


A Responsabilidade Social, voltada para o público interno de uma organização, se inicia a partir da capacidade de se administrar o seu relacionamento com os seus colaboradores. O objetivo geral deste estudo é analisar a percepção dos colaboradores em relação à política de remuneração, benefícios e carreira da organização em que atuam. A metodologia utilizada foi uma pesquisa de caráter exploratório e para tanto se fez uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo realizada com os colaboradores de uma cooperativa, a Uniodonto Juiz de Fora. Após a análise da pesquisa pode-se perceber que na Uniodonto Juiz de Fora existem fatores incorporados às práticas gerenciais da empresa que visam beneficiar os colaboradores, mas ainda assim, alguns aspectos precisam ser melhor trabalhados e considerados. Considera-se nesse contexto, de acordo com a pesquisa bibliográfica realizada, que para se promover a Responsabilidade Social no ambiente interno das organizações, existem fatores relevantes que merecem ser analisados e percebidos como uma questão de valor para o colaborador: a política de remuneração, benefícios e carreira. Tais fatores permitem ponderar tangivelmente a importância do capital humano dentro da organização e ativar a satisfação, equidade, motivação, desenvolvimento e a busca por melhores resultados para os colaboradores de uma empresa.


 


Palavras-chave: Responsabilidade Social. Remuneração. Benefícios. Carreira.


 


ABSTRACT


 


The Social Responsibility, geared towards internal public of an organization, starts from the ability to administrate your relationship with its collaborators. The general aim of this study is to analyze the perception of collaborators in relation to remuneration policy, benefits and career of the organization where they act. The methodology used was a research of exploratory character and for this it was held a literature search and a field research conducted with contributors of a cooperative, Uniodonto of Juiz de Fora. After analyzing the research it was realized that in Uniodonto Juiz de Fora there are factors incorporated the management practices of the company that aim to benefit the enterprise's collaborators, but still, some aspects need to be better worked and considered. It is considered in this context, according to the literature search, which to promote Social Responsibility in the internal ambience of organizations, there are relevant factors that deserve to be analyzed and perceived as a matter of value to the collaborator: the remuneration policy, benefits and career. Such factors allow considering tangibly the importance of human capital within the organization and activating the satisfaction, fairness, motivation, development and the search for better results for collaborators of a company.


 


Key words: Social Responsibility. Remuneration. Benefits. Career.



Publicado
2018-12-20
Como Citar
DE OLIVEIRA, Leonardo; NASCIMENTO, Priscila Campos; SILVA, Sabrina Lohara da. RESPONSABILIDADE SOCIAL INTERNA: A PERCEPÇÃO DOS COLABORADORES SOBRE A POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO, BENEFÍCIOS E CARREIRA. Gestão e Negócios Globais, [S.l.], v. 2, n. n.2, p. 60-81, dez. 2018. ISSN 2595-671X. Disponível em: <http://revista.granbery.edu.br/index.php/admsisinfo/article/view/95>. Acesso em: 21 set. 2019.