AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DE MARKETING DE RELACIONAMENTO EM UMA EMPRESA DO RAMO IMOBILIÁRIO.

  • Daiane Esteves Magalhães Faculdade Metodista Granbery
  • Patrícia Mara de Souza Faculdade Metodista Granbery

Resumo

RESUMO


 


As constantes mudanças do mercado têm exigido das organizações ações cada vez mais complexas e eficientes para atrair e fidelizar seus clientes. Nesse contexto, o marketing de relacionamento contribui pró-ativamente como uma ferramenta capaz de desenvolver relacionamentos duradouros, reformulando a relação empresa/consumidor. Este artigo objetiva analisar as ações de marketing de relacionamento em uma empresa do ramo imobiliário da cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, e como essas ações são utilizadas para diferenciá-la de seus concorrentes. Metodologicamente foi utilizada pesquisa de bibliográfica, de cunho qualitativo e um estudo de caso onde se utilizou a entrevista estruturada para a coleta de dados. Os resultados indicam que a empresa percebe a importância da utilização do marketing de relacionamento para a ampliação dos seus resultados através de uma relação duradoura com seus clientes. No entanto, observou-se também que a empresa possui oportunidades de melhorar alguns pontos essenciais para a gestão de relacionamento, tais como melhor utilização do Customer Relationship Management por parte dos corretores e a aplicação da pesquisa de satisfação de clientes com maior frequência.


 


Palavras-chave: Marketing de Relacionamento. Fidelização. Customer Relationship Management


 


 


ABSTRACT


 


The constant changes in the market have required organizations to take increasingly complex and efficient actions to attract and retain their customers. In this context, relationship marketing contributes proactively as a tool capable of developing long-lasting relationships, reformulating the company / consumer relationship. This article aims to analyze the relationship marketing actions in a real estate company in the city of Juiz de Fora, Minas Gerais, and how these actions are used to differentiate it from its competitors. Methodologically, we used a qualitative bibliographical research and a case study where the structured interview was used to collect data. The results indicate that the company realizes the importance of using relationship marketing to increase its results through a lasting relationship with its clients. However, it was also noted that the company has opportunities to improve some key points for relationship management, such as better use of Customer Relationship Management by brokers and the application of customer satisfaction survey more frequently.


 


Keywords: Relationship Marketing. Loyalty. Customer Relationship Management

Biografia do Autor

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Graduada em Pedagogia e pós-graduanda em Gestão de Pessoas – Faculdade Metodista Granbery.

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Mestre em Administração pela Fundação Pedro Leopoldo, Especialista em Gestão de Marketing, Especialista em Gestão de Pessoas. Graduada em Administração de Empresas. Professora nas faculdades FACSUM/FJF Juiz de Fora/MG (Grupo UNIP) e Escola de Negócios Granbery (FMG) Juiz de Fora/MG

Publicado
2018-11-07
Como Citar
MAGALHÃES, Daiane Esteves; DE SOUZA, Patrícia Mara. AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DE MARKETING DE RELACIONAMENTO EM UMA EMPRESA DO RAMO IMOBILIÁRIO.. Anais - CAT - Congresso de Administração e Tecnologia, [S.l.], v. 4, n. 1, p. 1-23, nov. 2018. ISSN 2525-7617. Disponível em: <http://revista.granbery.edu.br/index.php/cat/article/view/55>. Acesso em: 21 set. 2019.
Seção
Artigos sobre Estratégia e Maketing