O USO DE INDICADORES NA GESTÃO DE PESSOAS: UMA PESQUISA COM EMPRESAS DE CONSULTORIA DE JUIZ DE FORA

  • Patrícia Maia Horta Faculdade Metodista Granbery
  • João Pedro Corrêa Binato
  • Marcos Machado Soares
  • Sheila Aparecida Barbiere

Resumo

RESUMO


 


A Gestão de Pessoas é conhecida por ser uma área que orienta os colaboradores e a organização para o alcance dos objetivos individuais e organizacionais. Entretanto para que este trabalho possa ser mensurado é necessário o uso de indicadores. Diante disso, o presente trabalho teve por objetivo geral compreender qual é o papel que os indicadores têm para que haja uma Gestão de Pessoas eficaz, por meio de um estudo bibliográfico e pesquisa de campo telematizada, com abordagem qualitativa. O levantamento dos dados do campo foi realizado por meio de entrevistas com os gestores responsáveis por empresas de Consultoria de RH usando um roteiro de perguntas semi-estruturadas. Após a análise dos dados verificou-se que os indicadores têm um papel importante para o objetivo planejado pela empresa, auxiliando na tomada de decisão e no desenvolvimento organizacional.


 


 


Palavras-chave: Gestão Estratégica. Administração de Recursos Humanos. Resultados.


 


ABSTRACT


 


People management is known as a field which guides collaborators to get individual and organizational aims. It was necessary the use of indicators in this work. The principal aim of this work is to analyse indicators in order to have a productive people management. It deals with a bibliographic study, in a qualitatively way, and it was done through telematic field survey. Interviews were done, using structured questions,  with supervisors in charge of human resources companies. It was possible to  notice that those indicators have an important role to the company because they help in decision-making and in organizational development.


 


 


Key words: Strategic management. Human Resources Administration. Results.

Publicado
2018-11-07
Como Citar
HORTA, Patrícia Maia et al. O USO DE INDICADORES NA GESTÃO DE PESSOAS: UMA PESQUISA COM EMPRESAS DE CONSULTORIA DE JUIZ DE FORA. Anais - CAT - Congresso de Administração e Tecnologia, [S.l.], v. 4, n. 1, p. 63-84, nov. 2018. ISSN 2525-7617. Disponível em: <http://revista.granbery.edu.br/index.php/cat/article/view/83>. Acesso em: 21 set. 2019.
Seção
Artigos sobre Recursos Humanos e Responsabilidade Socioambiental