POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO PERANTE AS CINCO FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER: ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DE LAJES PRÉ – MOLDADAS EM JUIZ DE FORA, MG

  • Luciana Penna Bellini Faculdade Metodista Granbery
  • GABRIELA DE SOUZA CAETANO, Sra Faculdade Metodista Granbery
  • PALMER FRONTINO NOGUEIRA DUARTE, Sr Faculdade Metodista Granbery
  • PAOLA GORET BIZARRO, Sra FACULDADE METODISTA GRANBERY

Resumo

Este trabalho retrata como o estudo das cinco forças competitivas de Porter pode contribuir para a escolha da estratégia de posicionamento da empresa Lajes Manchester, indústria de lajes pré-moldadas em Juiz de Fora, respondendo à seguinte pergunta: Que contribuição o estudo das cinco forças de Porter (2004) (ameaça de novos entrantes, poder de barganha dos fornecedores, poder de barganha dos compradores, ameaça de produtos substitutos e intensidade da rivalidade entre os concorrentes), pode oferecer para a empresa Lajes Manchester no estabelecimento do seu posicionamento estratégico? Para tanto, o artigo contextualiza estratégia competitiva, descreve as cinco forças competitivas de Porter e a visão da empresa sobre as forças que mais afetam sua rentabilidade, analisa as forças que mais influenciam a organização e coloca à luz da teoria como a estratégia pode ser escolhida a partir dessas forças. Foi utilizado como método o estudo de caso, pesquisa bibliográfica e de campo. Constatou-se que a força que apresenta maior ameaça à rentabilidade da firma é a rivalidade entre os concorrentes no setor. Sendo assim, ela pode utilizar a análise das cinco forças competitivas de Porter para realizar a escolha de uma estratégia que a ajude a obter uma posição competitiva no setor de lajes pré-moldadas com base nas forças que mais lhe afetam.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Formanda em Adm. na Faculdade Metodista Granbery

 

 

##submission.authorWithAffiliation##

Formando em Adm da Faculdade Metodista Granbery

##submission.authorWithAffiliation##

Formanda de ADM da Faculdade Metodista Granbery

Publicado
2018-11-07
Como Citar
BELLINI, Luciana Penna et al. POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO PERANTE AS CINCO FORÇAS COMPETITIVAS DE PORTER: ESTUDO DE CASO EM UMA INDÚSTRIA DE LAJES PRÉ – MOLDADAS EM JUIZ DE FORA, MG. Anais - CAT - Congresso de Administração e Tecnologia, [S.l.], v. 4, n. 1, p. 24-49, nov. 2018. ISSN 2525-7617. Disponível em: <http://revista.granbery.edu.br/index.php/cat/article/view/85>. Acesso em: 21 set. 2019.
Seção
Artigos sobre Estratégia e Maketing